terça-feira, dezembro 13, 2011

Ditongos #3




- Austin, Ricardo de Albuquerque, Encantado, Queimados, Jacaré... O jovem casal circulava entre as estantes do terceiro andar da livraria, listando, no que parecia uma livre adedanha ocasional, bairros ao léu. Leblon, Leme, Laranjeiras, Lapa, Madureira, Maracanã. Não sei mais, disse um deles, ocupado em apontar para um livro: "100 receitas de carne", por Silvio Lancelotti. Seus cucurutos arrepiados (eram punks) pareciam barbatanas de tubarões-cliente que circundam o vendedor circunscrito em silêncio, observando-os serenamente a desfilar entre coroas e janotas em horário de almoço. Uma leoa fêmea falava ao celular enquanto passava o código de barras de um dvd do Phill Collins pelo leitor ótico: “Mas se a ferida não sara, pode infeccionar e virar um câncer. Ela tem que desistir desse piercing!”.

O Senhor Furacão, de terno impecável e óculos grossos de aros pretos, tinha os fios de cabelos agregados em pincéis de brilhantina e ares de diplomata recém espanado de uma repartição. Poderia se chamar Alvarenga. Averigua minuciosamente as sinopses, as capas e os boxes de dvds, realocando-os numa ordem que lhe é própria. Pilhas da coleção Lume na gaveta de filmes de guerra, filmes nacionais na sessão de musicais, ordens não menos curiosas do que a matemática dos passos dos transeuntes da Sete de Setembro ao meio dia. O Gordo e o Magro, Os anões também começaram pequenos, Demência 13, Um Maluco Genial, ultraje a rigor. O Senhor Furacão, me coube imaginar, fora ministro do Planejamento, pásmem, entre 69 e 79. Tenho vontade de lhe perguntar o que ele acha de uma frase surrealista que li numa crônica do Paulo Mendes Campos: “Os elefantes são contagiosos.” Mas acabo não perguntando, achei mais prudente.


1. Lembrar de comprar o Little Black Book do Leonard Cohen no final do mês. Lembrei, mas já o haviam levado.



Diálogos:
- Tem “Um tira em apuros”?
- Não
- E “Um tira sem vergonha”?
- Também não
- E “Um homem sério?”
- Deixa eu ver... (vejo no computador). Não. Não tem.
- E “Um homem sem passado”?
- Talvez. Deixa eu pesquisar... Não
- Tem “A hora do pesadelo”? O cinco?
- Nâo, só o um.
- Não adianta, já tenho, só falta o cinco.
- Você tem “A última noite”?
- Só em Blue Ray.
- O que é Blue Ray?
- A imagem é melhor, a resolução é melhor.
- A imagem não me interessa, me interessa a história.

Num sábado de manhã, uma senhora: – Eu pensei que era uma coisa histórica, didática, fui ver com meus netos, mas aí tem umas cenas terríveis! Deviam colocar uma advertência na capa! Posso trocar? - Pode, minha senhora, pode. O filme em questão? Calígula.



Johnny Cash:
“Sometimes I am two. Johnny is the good one. Cash cause all the troubles. They fight”.


- Vocês aqui tem CDs de piada? Tipo Costinha?
- Temos 500 anos de piadas de português e “Nâo quero ver você ficar careca e as piadas mais sacanas do Brasil”.




Um senhor assez malhado de bigodes espessos e camiseta regata verde apertada me cutuca o ombro já me chamando pelo nome visto no crachá:
- Augusto, você tem aí liberdade para matar?
- Olha, acho que não... O senhor sabe de quem é?
- George Peppard, vê com dois pês.



Signifrito Figueiroa

3 comentários:

Mariana Kaufman disse...

tava com saudade do signifrito e seu humor afiado, único, atomatado, e fragmentado como a vida, ops, a literatura, tem que ser! : )

Anônimo disse...

Hola, hemos agregado un trackback (enlace hacia este artículo) en el nuestro ya que nos pareció muy interesante la información detallada pero no quisimos copiarla, sino que nuestros lectores vengan directamente a la fuente. Gracias... consultar simit

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.